Parasitoses Gastrointestinais

O que são parasitoses intestinais?

São infecções causadas por parasitas intestinais, que podem ser helmintos ou protozoários, e estão diretamente relacionadas às condições de higiene, saneamento básico, educação e habitação da população, principalmente em locais onde essas condições são precárias.

Quais as formas de transmissão?

As parasitoses podem ser adquiridas de duas formas: por meio da contaminação oral (a partir da ingestão dos ovos ou cistos dos parasitas) ou através da penetração de larvas na pele (quando entramos em contato com as larvas de determinados parasitas encontradas no solo).

A reprodução dos parasitas acontece por meio de ovos, que geram uma larva em seu interior.

Portanto, quando a larva permanece dentro do ovo só existe uma maneira de infectar um novo hospedeiro, que é pela ingestão de alimentos, água e mãos contaminadas em contato com a boca.

Quando as larvas de determinados parasitas (Ancilostomídeos, S. stercoralis) se encontram no ambiente, no lixo ou nas fezes de animais, por exemplo, a transmissão pode ocorrer através da pele, que entra em contato com essas larvas quando andamos descalços ou manuseamos o lixo de forma inadequada.

Para evitar a contaminação no seu dia a dia é necessário tomar alguns cuidados, como proteger os alimentos de insetos e poeira, cuidar da higiene diária do corpo e, principalmente, das mãos e das roupas íntimas e de cama.

Quais são os sintomas?

Os sintomas mais frequentes das parasitoses intestinais são: Dores abdominais, diarreia, gases, falta de apetite, perda de peso, náuseas e vômitos, tosse, febre, falta de ar, anemia, coceira no ânus, vontade de comer coisas diferentes, como terra, areia e tijolo.

Principais Tipos de Parasitose