Tratamento

O Gastroenterologista é o médico especialista no sistema digestório, responsável pelo estudo, diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças e disfunções do aparelho digestivo, inclusive as parasitoses.

Como esta é uma área muito ampla, que envolve diversos órgãos, os problemas tratados pela especialidade são muitos: aftas e formações tumorais (boca); doença do refluxo, esofagite e varizes do esôfago; gastrite, hérnia de hiato e úlceras (estômago e duodeno); hepatite, cirrose hepática, colecistite e tumores (fígado e vias biliares); pancreatite e tumores (pâncreas); prisão de ventre, enterite, hemorroidas, diverticulite e apendicite (intestino), entre outras.

Também faz parte da função do gastroenterologista, que também pode ser cirurgião, orientar seus pacientes em relação aos hábitos alimentares e a uma vida saudável, procedimentos importantes para evitar as doenças gastrointestinais.

O objetivo do tratamento é evitar o contágio e interromper o ciclo de transmissão, utilizando as dicas de prevenção e as medidas de higiene necessárias, além de eliminar do organismo os parasitas já existentes.

Deve ser feito sempre conforme orientação médica e com medicamentos específicos ou que combatam o maior número possível de parasitas intestinais, já que pode haver infecção por mais de um parasita ao mesmo tempo. É importante ressaltar que 51% das parasitoses são causadas por dois ou mais agentes simultaneamente.

Consulte sempre um médico, pois tomar remédios por conta própria é perigoso para a sua saúde. O médico é a única garantia da medicação correta para o seu tratamento!

ATENÇÃO: quando alguém da família estiver contaminado, é provável que os outros também estejam.